Um passeio a Petrópolis: 12 lugares imperdíveis

Localizada no Rio de Janeiro, a cidade de Petrópolis é um refúgio interessante que traz a exuberância da natureza e muita história para contar. Ela é a Cidade Imperial, e belezas arquitetônicas não faltam por lá, bem como opções para turistas e moradores. Hoje vamos deixar para você 12 sugestões de passeio em Petrópolis que vão fazer com que sua visita seja inesquecível e tenha gosto de quero mais. Confira!

  1. Mirante do Cristo

Seus passeios em Petrópolis começam mesmo antes de chegar à Cidade. Primeiro, no km 39,05 da rodovia Washington Luís, faça uma parada no Mirante do Cristo para apreciar a vista e também a escultura de bronze e granito.

  1. Casa de Santos Dumont

Situada à Rua do Encanto, no Centro de Petrópolis, data de 1918 e é toda adaptada para a baixa estatura de Santos Dumont, que tinha apenas 1,52 m. Ali a arquitetura é peculiar e também há pequenas invenções de Dumont.

  1. Museu Imperial

Datado do ano de 1862, trata-se de um palácio erguido quando D. Pedro fez uma viagem para Vila Rica e decidiu estabelecer ali um refúgio, já que o clima ameno da região de serra o agradou. No ano de 1940 a residência passou a ser um Museu, e tudo ali é muito bem conservado.

  1. Catedral de São Pedro de Alcântara

Embora tenha sido iniciada sua construção no ano de 1884, somente em 1969 é que ela estava 100% completa. Localiza-se no Centro Histórico de Petrópolis e traz o estilo neogótico que atrai tanto religiosos como amantes da arte.

  1. Palácio Quitandinha

A intenção inicial da construção desse prédio, em 1941, era ser o maior cassino da América do Sul, mas hoje abriga atrações culturais. Parte do espaço é residência particular, e ali encontram-se várias maravilhas da arquitetura, como a cúpula do salão Mauá, e também há pista de patinação no gelo, um teatro para 1.100 pessoas, boliche, 440 apartamentos, entre outros.

  1. Museu de Cera de Petrópolis

Seguindo padrões artísticos internacionais, essa é mais uma opção para seus passeios em Petrópolis, com imagens realistas das personalidades que representam. Ali você pode tirar uma selfie com Dom Pedro, Princesa Isabel, Santos Dumont, entre outras figuras de ontem e hoje.

  1. Palácio de Cristal

Esse belo palácio foi inaugurado no ano de 1884, como presente do conde d’EU para sua esposa, a princesa Isabel. Localizado no Centro Histórico, ali acontecem exposições e eventos, como a Serenata Imperial, um dos principais por ali. É um evento gratuito que acontece todas as últimas quintas-feiras de cada mês.

  1. Rua Teresa

E para quem pretende sair às compras em Petrópolis, deve passar por essa rua, afinal são 2 km de lojas que comercializam roupas a preço de fábrica. Prepare-se para andar e carregar bolsas e sacolas, porque os preços e diversidade são muito atrativos.

  1. Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Para chegar a esse parque sugerimos que seja feita a travessia Petrópolis x Teresópolis, porque é um passeio belíssimo que dura cerca de 3 dias, mas também é considerado como a caminhada mais bonita do Brasil. Mas em todos os caminhos escolhidos o que se encontra são cachoeiras, montanhas, diversos animais, rios cristalinos e muito verde!

  1. Museu da FEB – Força Expedicionária Brasileira

Fica localizado no Centro de Petrópolis, à avenida Koeler. Ali é possível contemplar cerca de 700 peças que pertenciam aos pracinhas da cidade que estiveram na 2ª Guerra Mundial. Ali estão itens como armas, documentos, fotografias, uniformes, entre outros.

  1. Castelo de Itaipava

Apesar de estar no distrito de Itaipava, vale a pena andar mais esses 35 km para conhecer o castelo, que data do ano de 1920 e foi construído pelo Barão de Vasconcelos. Os materiais da construção vieram da Europa, e hoje, funciona como um hotel e ainda abriga eventos no inverno, no carnaval e outras épocas. Também é possível alugar para festas de casamento para cerca de 800 convidados.

  1. Praça 14 Bis

E para encerrar nossas sugestões de passeios em Petrópolis, que tal também visitar a Praça 14 Bis? É ali que está a réplica do avião construído por Santos Dumont e vale a pena conhecer de perto tanto esse monumento como o local, que oferece um passeio agradável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *