Revitalização do Porto Maravilha

Apesar de toda a polêmica que girou e ainda gira em torno dos Jogos Olímpicos realizados no Rio de Janeiro, não podemos negar que eles realmente deixaram um grande legado para o Brasil. E entre os benefícios alcançados com sua realização em território nacional, podemos citar a revitalização do Porto Maravilha.

Essa é uma das obras mais importantes que foram impulsionadas pelos jogos. Também é um dos maiores projetos de revitalização-porto-maravilha-rio-de-janeirorevitalização que já foram feitos aqui no Brasil. Essa obra ganhou destaque por sua magnitude e também pelo projeto em si.

Que tal saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo este artigo e saiba o que está sendo feito e o que se espera da revitalização do Porto Maravilha.

O projeto de revitalização do Porto Maravilha

O objetivo da revitalização o Porto Maravilha tem sua bases na recuperação do potencial habitacional, turístico e econômico da área. Nesse caso, estamos falando de mais de 5 milhões de m².

Porém, também há o intuito de promover uma grande transformação na mobilidade da cidade. Isso seria feito de modo que o transporte individual, ou seja, carros e motos, esteja em segundo lugar. Porque a preferência seria para o transporte coletivo com sua valorização.

Também, será realizada a ampliação da malha de ciclovias e ainda de calçadas para circulação de pedestres. Outra mudança estaria no quesito acessibilidade, sendo que visa-se permitir a integração entre diferentes tipos de meios de transporte.

O projeto de revitalização do Porto Maravilha ganhou destaque depois que de ser criado o Museu do Amanhã e também realizada a recuperação da Praça Mauá, que se localiza na zona portuária do Rio de Janeiro.

Ou seja,

ao que tudo indica depois que as obras estiverem finalizadas o trânsito da região será melhorado expressivamente, e as pessoas teriam condições de contar com o transporte público e sua qualidade.

revitalização-porto-maravilha-rio-de-janeiro

Uma das etapas mais ousadas da revitalização do Porto Maravilha já foi entregue. Toda a Rodovia Perimetral foi demolida e no local surgiu um Boulevard, onde as pessoas têm a oportunidade de desfrutar de áreas de lazer e encontram meios de transporte alternativos.

O Porto Maravilha está localizado numa área estratégia e fica bem em frente ao Hotel Porto Atlântico. E com essa mudança, a Prefeitura do Rio de Janeiro espera alcançar vantagens significativas.

O intuito é de que as mudanças e ações promovidas ali consigam valorizar a área, e com isso atraiam novos moradores. Além disso, espera-se que aconteçam investimentos em novos empreendimentos, e que tudo isso ainda traga mais turistas para o Rio.

Essa revitalização é uma parceria entre as iniciativas pública e privada, e espera-se um investimento de 7,5 bilhões de reais. Mas com todas as mudanças e as tecnologias que estão sendo aplicadas, essa é uma obra que tem tudo para dar certo e que realmente pode promover o impacto positivo esperado, gerando maiores arrecadações para a cidade e ainda oferecendo uma boa estrutura para moradores e turistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *