Os benefícios dos peixes para a saúde do homem

Os benefícios dos peixes para a saúde do homem

Essencial para quem quer levar uma vida mais saudável, os peixes possuem diversos benefícios para a saúde do ser humano. Se você quer ter uma vida mais saudável, mas não quer se abster das carnes, optar por ingerir mais carne de peixe, que a de vaca ou frango, é uma decisão muito acertada e que fará muito bem ao seu organismo.

Cada tipo de peixe possui atributos e compostos distintos, bem como em níveis diferentes. Logo, a carne de peixe tem um misto de minerais e vitaminas imprescindíveis para uma alimentação melhor e mais saudável. Tais animais possuem baixo teor de gordura – em comparação a outros tipos de carne.

Tipos de peixes mais valiosos: https://saude.abril.com.br/alimentacao/conheca-os-beneficios-de-40-tipos-de-peixe/

Além dos níveis de gordura serem menores que as carnes de outros animais que o homem costuma ingerir, a gordura da carne de peixe é benéfica para o combate e prevenção de diversas doenças. Outro bom motivo para ingerir esse tipo de carne, é que ela dispõe de ácidos graxos. Estes, que são importantíssimos ao corpo e que não são produzidos pelo organismo humano.

Ômega 3

O ômega 3 é um desses ácidos graxos, como citei mais acima, que são essenciais à nossa saúde. Encontrado em níveis mais elevados nos peixes de águas e frias e profundas, o ômega 3 está presente na carne de peixe e nos óleos dos mesmos. Não é de hoje que se sabe da importância desse ácido graxo e como ele pode fazer diferença para a nossa saúde e bem estar.

Proteínas e Colesterol

Assim como a carne de outros animais, os peixes são ricos em proteínas e com alto valor nutritivo. Por possuírem menos gordura que as demais carnes, o peixe tem menos calorias. Os ácidos graxos encontrados nestes animais, têm uma grande e boa influência na taxa de colesterol do sangue. Outros benefícios são:

  • Diminui o risco de doenças coronárias e arteriosclerose
  • Atua sobre as células do sistema nervoso
  • Auxilia no processo de inflamações
  • Auxilia no controle da pressão alta
  • Diminui a agregação plaquetária
  • Causa efeito de queima de calorias
  • Atua na manutenção do peso ideal – controlando o apetite
  • Fonte de vitaminas A, E, D e niacina
  • Fonte de ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, potássio, selênio, manganês e cobalto

Cuidados e Dicas

Assim como todo alimento, a carne de peixe precisa de certos cuidados para que se mantenha saudável. É importante manter sua carne sempre bem refrigerada ou congelada, verifique no momento da compra – se os olhos do peixe está saliente, claro e sem manchas, fique longe daqueles ressecados e enrolados nas exterminadas, dentre outros cuidados.

O leque de peixes é grande e você tem muitas opções para escolher. Dê preferencia aos tipos mais gordos – anchova, salmão, cavala, etc. Estes são mais ricos em ômega 3. Saiba que não são apenas os frescos, os ricos nesse ácido graxo, os enlatados – como sardinha e atum, possuem tanto ômega 3 quanto os frescos.

Mesmo com tantos benefícios para a saúde e para o paladar do homem, infelizmente a carne de peixe não é muito consumida no Brasil – em comparação com a bovina e o frango. Se você quer uma vida mais saudável, a alimentação é sempre o ponto de partida., se for difícil manter a dieta com base em peixes você pode usar o suplemento Ultra power max que possui diversas vitaminas e ômega 3.

Mantenha uma dieta equilibrada e que possua peixes. Assim, sua saúde vai ficar mais forte e blindada.