Atrações do Centro Histórico do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é conhecido pelo mundo afora por suas belezas naturais e o Carnaval. Porém, não são apenas essas as atrações que a cidade pode proporcionar aos turistas. O Rio de Janeiro também carrega muita história, e é no Centro Histórico que podemos encontrar uma grande concentração de pontos interessantes para serem visitados.

É no Centro Histórico que encontramos construções e vias centenárias, e elas são ilustrações importantes da história do Brasil, que remontam do período Imperial seguindo até a República. Espaços como a Cinelândia, a Avenida Rio Branco, A Rua Primeiro de Março, o Largo Carioca e a Ouvidor compõem essa região rica em centros culturais, museus e logradouros.

Ali, até meados do século 20 intelectuais se reuniam em encontros, e não podemos deixar de lembrar que também é nessa região que viviam as personagens das obras de Machado de Assis. Embora as transformações tenham sido inevitáveis ao longo do tempo, ainda assim o Centro Histórico do Rio é uma região que guarda a arquitetura, a boemia e uma parcela cultural extensa da cidade e do Brasil.

E não poderíamos deixar de fazer algumas sugestões para você que vai estar ali por perto. Veja a seguir uma lista de lugares que merecem sua visita. E é claro que se trata apenas de alguns deles, porque se você puder, vale a pena conhecer todo o Centro Histórico, em cada detalhe. Afinal, ali está a nossa história. Então, confira nossa lista de sugestões.

Atrações do Centro Histórico do Rio de Janeiro

Biblioteca Nacional – Avenida Rio Branco, 219

É a maior biblioteca da América Latina e a oitava maior do mundo, foi inaugurada em 1910. Possui um acervo com 9 milhões de obras que incluem também algumas raras. Inclusive ali estão documentos trazidos por D. João VI e pela corte de Portugal no século XIX.

Museu de Belas Artes - Atrações do Centro Histórico do Rio de Janeiro que você precisa conhecer - Porto Atlântico

Museu de Belas Artes

Museu Nacional de Belas Artes – Avenida Rio Branco, 199

O prédio do Museu data da virada do século XIX para o XX, mas foi em 1937 que o então presidente Getúlio Vargas o decretou como Museu. Ali está a mais importante e maior coleção de artes datadas do século XIX. São livros, pinturas, gravuras, objetos e documentos que somam mais de 70 mil itens.

Paço Imperial - Atrações do Centro Histórico do Rio de Janeiro que você precisa conhecer - Porto Atlântico

Paço Imperial

Paço Imperial – Praça Quinze de Novembro, 48

Esse prédio data do ano de 1743 e depois da chegada de D. João VI ao Brasil ele serviu como sede do reinado e do Império. Em 1938 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Agora como Centro Cultural, que opera desde 1985, ali acontecem mostras diversas como de música, pintura, fotografia, artesanato e outros. Além de conter uma cafeteria, livraria e acervo de vinis e CDs.

Cais do Valongo – Avenida Barão de Tefé, s/n

Esse sítio arqueológico foi encontrado recentemente, no ano de 2011, quando estava sendo realizada a revitalização do Porto Maravilha. São 350 m² onde existia um importante porto de entrada de escravos no Brasil. Hoje esse cais é reconhecido pela Unesco como patrimônio Mundial.

Mosteiro de São Bento - Atrações do Centro Histórico do Rio de Janeiro que você precisa conhecer - Porto Atlântico

Mosteiro de São Bento

Mosteiro de São Bento – Rua Dom Geraldo, 40

Esse é o roteiro mais indicado para quem deseja caminhos religiosos, e seu valor histórico é expressivo. O Mosteiro data do século XVII, sendo que a Igreja Abacial é do ano de 1633.  Para visitação em dias comuns, é possível conhecer a igreja apenas, mas em datas especiais, como Finados ou Corpus Christi, o turista tem acesso aos claustros.

 

Mosteiro de São Bento - Atrações do Centro Histórico do Rio de Janeiro que você precisa conhecer - Porto Atlântico

Mosteiro de São Bento

Confeitaria Colombo – Rua Gonçalves Dias, 32

E se depois de toda essa caminhada a fome aparecer, você pode aproveitar para fazer ainda mais um passeio muito agradável, agora por essa belíssima e luxuosa confeitaria que foi inaugurada em 1894. Ela já foi palco de celebrações de gala com personalidades importantes, e até mesmo recebeu a visita da Rainha Elizabeth, em 1968.

São muitas atrações além de praias. O Rio de Janeiro é uma cidade repleta de lugares interessantes para conhecer, por isso, faça um roteiro rico e aproveite tudo o que ela tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *